SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Grupo arteterapêutico com crianças: reflexõesReflexões psicanalíticas-construtivistas sobre uma experiência teórico-prática, clínico-escolar, com crianças-adolescentes, psicóticos-autistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

RIBEIRO, Sandra Fogaça Rosa; YAMADA, Midori Otake  e  SILVA, Cleonice da. Grupo de acompanhantes de pacientes com implante coclear: uma ação interdisciplinar da psicologia e do serviço social. Rev. SPAGESP [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 48-56. ISSN 1677-2970.

Este trabalho é referente a implementação de um grupo de acompanhantes de pacientes com implante coclear, no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru. A coordenação é da psicologia e do serviço social, contando com a colaboração das demais áreas na efetivação do fluxo e sensibilização da importância da participação dos acompanhantes dos pacientes no grupo. A população é bem diversificada, constituindo-se não somente de pais, mas daqueles que vierem acompanhando o paciente. O objetivo consiste em trabalhar os conteúdos emergentes, favorecendo as trocas de experiências. A periodicidade é semanal, com duração de uma hora e quinze minutos. Ao mesmo tempo ocorre um grupo com os pacientes, coordenado por duas psicólogas. O resultado tem sido observado no desenvolvimento da ajuda mútua, expressão de sentimentos, reflexões e busca de alternativas para lidar com situações conflitantes, refletindo favoravelmente na reabilitação do paciente.

Palavras-chave : Equipe interdisciplinar de saúde; Cuidadores; Grupos de apoio; Implante coclear.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )