SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Grupo de acompanhantes de pacientes com implante coclear: uma ação interdisciplinar da psicologia e do serviço socialDa criança divina à jornada do herói: a utilização de referências dos símbolos e mitos em psicoterapia analítica de grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

VERDI, Marly Terra. Reflexões psicanalíticas-construtivistas sobre uma experiência teórico-prática, clínico-escolar, com crianças-adolescentes, psicóticos-autistas. Rev. SPAGESP [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 57-64. ISSN 1677-2970.

O presente trabalho é um relato de experiência institucional, que descreve as atividades clínicas e pedagógicas conduzidas em uma instituição pública municipal que atende a 40 crianças e adolescentes autistas e psicóticos. Analisa, a partir dos pressupostos teóricos da Psicanálise e do Construtivismo, a construção desse trabalho, relatando a organização das atividades, a interação destas crianças e adolescentes com as propostas institucionais. Descreve o funcionamento da equipe multidisciplinar e os vários âmbitos de atuação desta equipe. Traz ainda exemplos práticos ocorridos no cotidiano dessa instituição.

Palavras-chave : Psicanálise; Construtivismo; Autismo; Psicose; Instituição pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )