SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Vínculos institucionais: uma experiência asilarPsicanálise dos vínculos: como trabalho com grupos hoje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CASTANHO, Pablo de Carvalho Godoy  e  FERNANDES, Maria Inês Assumpção. Alguns aspectos metapsicológicos da diversidade lingüística: grupos internos e contratos narcísicos. Rev. SPAGESP [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 43-52. ISSN 1677-2970.

Procuramos neste artigo contribuir para a compreensão da relação da diversidade lingüística com a realidade psíquica. Para tanto, nos baseamos em uma pesquisa de campo e bibliográfica. O papel que as diferenças de língua têm nos processos de identificação e no estabelecimento das fronteiras dos grupos é analisado. Nós propomos a existência de grupos internos específicos para cada língua, tanto pela compreensão de Pichon-Rivière quanto a de Kaës deste conceito. Narcisismo e feridas narcísicas são pensadas em relação às línguas e às marcas sociais de valoração que elas carregam. Pensando em termos grupais, procuramos compreender a importância destes processos para a vida dos grupos e o papel dos grupos na experiência do narcisismo nestes casos.

Palavras-chave : Grupo; Psicanálise; Língua; Metapsicologia; Multilingüismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )