SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Psicoanálisis de los vínculos: como trabajo con grupos hoy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SPAGESP

versión impresa ISSN 1677-2970

Resumen

KODATO, Sergio  y  SANTOS, Manoel Antônio dos. Processo grupal e crise da pós-modernidade: o que vemos, o que nos olha!. Rev. SPAGESP [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 61-75. ISSN 1677-2970.

Os autores refletem sobre a crise da subjetividade no mundo contemporâneo e seu impacto nas relações afetivas e sociais. Inserindo a questão em uma perspectiva histórica, apresentam uma visão crítica dos fatores que teriam levado ao empobrecimento do espírito comunitário e da preocupação coletiva com o bem comum nas últimas décadas. Argumentam que a franca expansão do capitalismo globalizado, tendo como marcas ideológicas o individualismo exacerbado e o consumismo desenfreado, deram novos contornos à vida grupal. São discutidas as implicações da chamada crise da pós-modernidade para a prática grupal, tanto no plano da clínica como da educação, enfatizando-se as experiências que conformam a desorientação do nosso olhar nos tempos sombrios em que vivemos.

Palabras clave : Grupo; Subjetividade; Individualismo; Pós-modernidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )