SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Os doze preconceitos mais freqüentes dos analisandos em relação ao tratamento grupanalíticoA psicanálise do processo primário: reflexões sobre a metapsicologia da dor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

AVILA, Lazslo Antonio. A secreta simetria: grupo e corpo na compreensão psicanalítica. Rev. SPAGESP [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 17-27. ISSN 1677-2970.

Este trabalho visa investigar algumas das conjunções que enlaçam as concepções teóricas da psicossomática psicanalítica e da grupoterapia psicanalítica. Partimos do interrogante de porquê alguns dos principais teóricos que pensaram o grupo a partir do referencial psicanalítico também se interessaram pelas questões da psicossomática, como se constata especialmente em Bion e René Kaës. Grupo e corpo apresentam aproximações instigantes, que tanto articulam quanto problematizam aspectos muito importantes da Psicanálise, como já se poderia antecipar em Freud. Sua obra apresenta questões que aproximam o corpo, enquanto metáfora e representação direta, do grupo. Procuraremos verificar como, após Freud, os teóricos grupo-analistas e os autores da Psicossomática assentaram bases conceituais que nos permitem delinear algumas hipóteses sobre esta secreta simetria entre as leituras psicanalíticas do grupo e do corpo. Como conclusão defendemos que o grupo-analítico é um excelente instrumento para a investigação e o tratamento de sintomas psicossomáticos.

Palavras-chave : Grupo; Corpo; Psicanálise; Grupo-análise; Psicossomática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )