SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1The group as a research tool“Once upon a time” there was prejudice: group psychotherapy with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

LABATE, Renata Curi  and  BARROS, Gisele Curi de. Uma possibilidade de escuta a uma família enlutada: ressignificando a experiência de perda. Rev. SPAGESP [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 50-57. ISSN 1677-2970.

A Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto - ABRACCIA é uma entidade filantrópica que recebe pacientes acometidos por câncer, e que estejam em tratamento em hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde. Dentre várias atividades realizadas nesta instituição, quando um dos pacientes vem a falecer, existe a possibilidade de uma visita domiciliar a um familiar que queira relatar sobre a sua experiência de perda/luto do ente querido. O presente trabalho propõe-se a refletir sobre a experiência de uma dessas visitas, que foi marcada com a filha de uma paciente com câncer falecida há pouco tempo. A princípio, este atendimento seria individual, pois somente essa familiar mostrou o desejo de dividir com a enfermeira sua experiência de luto. Entretanto, em função de circunstâncias inesperadas, o atendimento ocorreu junto ao grupo familiar. Um dos aspectos relevantes que emergiu durante a experiência foi a possibilidade da abertura de um canal de comunicação entre o grupo, facilitando a ressignificação da perda nessa família, bem como auxiliando na construção de um novo nível de configuração entre seus membros.

Keywords : Câncer; Família; Luto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )