SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Reflections on parents’ orientation group work in an institution that assists children with serious emotional problemsConstructing an internship in group therapy: a constructionist perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

MANTOVANI, Alexandre. A guerra e os grupos: um encontro entre Bion e Lacan. Rev. SPAGESP [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 23-29. ISSN 1677-2970.

Este trabalho constitui um comentário a respeito de um texto de Jaques Lacan intitulado “A psiquiatria inglesa e a guerra”, no qual o autor descreve seu encontro com outro psicanalista: W.R Bion. Analisando o relato de Lacan e as conseqüências deste encontro, são feitas algumas considerações sobre a possibilidade de se aproximarem contribuições psicanalíticas do trabalho com grupos da escola inglesa quanto da escola francesa de psicanálise. Lacan foi inspirado pelos trabalhos com grupos de Bion e fundou um tipo de “grupo de trabalho” como instrumento essencial para a transmissão da psicanálise. Nesse sentido o trabalho com grupos constitui um campo de aproximação entre as escolas inglesa e francesa de psicanálise, apesar da rivalidade histórica que envolve estas duas escolas.

Keywords : Psicanálise; Grupo de trabalho; Transmissão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )