SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Reflexões sobre o trabalho de orientação em grupo para pais em uma instituição que atende crianças com graves comprometimentos emocionaisA construção de um estágio em psicoterapia de grupo: uma perspectiva construcionista social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MANTOVANI, Alexandre. A guerra e os grupos: um encontro entre Bion e Lacan. Rev. SPAGESP [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 23-29. ISSN 1677-2970.

Este trabalho constitui um comentário a respeito de um texto de Jaques Lacan intitulado “A psiquiatria inglesa e a guerra”, no qual o autor descreve seu encontro com outro psicanalista: W.R Bion. Analisando o relato de Lacan e as conseqüências deste encontro, são feitas algumas considerações sobre a possibilidade de se aproximarem contribuições psicanalíticas do trabalho com grupos da escola inglesa quanto da escola francesa de psicanálise. Lacan foi inspirado pelos trabalhos com grupos de Bion e fundou um tipo de “grupo de trabalho” como instrumento essencial para a transmissão da psicanálise. Nesse sentido o trabalho com grupos constitui um campo de aproximação entre as escolas inglesa e francesa de psicanálise, apesar da rivalidade histórica que envolve estas duas escolas.

Palavras-chave : Psicanálise; Grupo de trabalho; Transmissão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )