SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The war and the groups: a meeting between Bion and LacanSupport group for couples intending to the adoption: the shared wait of the future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

RASERA, Emerson Fernando et al. A construção de um estágio em psicoterapia de grupo: uma perspectiva construcionista social. Rev. SPAGESP [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 30-39. ISSN 1677-2970.

Esse artigo consiste de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a estrutura e o funcionamento do atendimento em psicoterapia de grupo, orientado por uma perspectiva construcionista social, tal como realizado em um estágio curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. A perspectiva teórica utilizada enfatiza a análise do processo social de construção dos sentidos; uma postura de co-construção entre terapeuta e cliente; o olhar sobre os relacionamentos nos quais o cliente está envolvido; a multiplicidade de formas de descrever um problema; e um discurso de potencialidades positivas e de construção de realidades futuras. Os grupos, realizados sob supervisão de um docente, são coordenados por quatro estagiárias divididas em duplas de campo e equipe reflexiva. Os grupos fechados têm 12 sessões semanais de 1h30 de duração e têm como clientela a população adulta. Os principais desafios enfrentados pelas estagiárias se referem à aprendizagem da postura de não-saber e à utilização de perguntas conversacionais. Por meio deste estágio, tem sido possível reconhecer a produtividade, bem como os desafios, da construção desta nova perspectiva em terapia de grupo.

Keywords : Psicoterapia de grupo; Construcionismo social; Formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )