SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A guerra e os grupos: um encontro entre Bion e LacanGrupo de apoio para casais pretendentes à adoção: a espera compartilhada do futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

RASERA, Emerson Fernando et al. A construção de um estágio em psicoterapia de grupo: uma perspectiva construcionista social. Rev. SPAGESP [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 30-39. ISSN 1677-2970.

Esse artigo consiste de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a estrutura e o funcionamento do atendimento em psicoterapia de grupo, orientado por uma perspectiva construcionista social, tal como realizado em um estágio curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. A perspectiva teórica utilizada enfatiza a análise do processo social de construção dos sentidos; uma postura de co-construção entre terapeuta e cliente; o olhar sobre os relacionamentos nos quais o cliente está envolvido; a multiplicidade de formas de descrever um problema; e um discurso de potencialidades positivas e de construção de realidades futuras. Os grupos, realizados sob supervisão de um docente, são coordenados por quatro estagiárias divididas em duplas de campo e equipe reflexiva. Os grupos fechados têm 12 sessões semanais de 1h30 de duração e têm como clientela a população adulta. Os principais desafios enfrentados pelas estagiárias se referem à aprendizagem da postura de não-saber e à utilização de perguntas conversacionais. Por meio deste estágio, tem sido possível reconhecer a produtividade, bem como os desafios, da construção desta nova perspectiva em terapia de grupo.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo; Construcionismo social; Formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )