SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Grupo de apoio para casais pretendentes à adoção: a espera compartilhada do futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ANDREA, Maria Amélia. Transferência e contratransferência: o sentir como instrumento de trabalho no processo grupal. Rev. SPAGESP [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 51-58. ISSN 1677-2970.

Este trabalho aborda os conceitos de transferência e contratransferência, instrumentos de trabalho em um processo de psicoterapia psicanalítica individual ou de grupo. Para que esses conceitos se convertam em material a ser trabalhado no atendimento, é necessário que o terapeuta possa ouvir o que é dito, tentando compreender o significado daquela fala dentro da relação que ambos estão vivendo naquele momento específico. É preciso também que tenha consciência de seu próprio estado e de suas sensações. O termo “sentir” foi usado no título do trabalho porque essas idéias estão contidas na definição dessa palavra. Ressalto também que teoria e prática precisam caminhar juntas, para que uma complemente a outra. No que diz respeito à transferência e contratransferência, penso que, da mesma forma, uma complementa a outra, bem como uma não se separa da outra. Em nosso trabalho, sensação e ação também caminham juntas. Sentir, perceber, entender e apontar, assim transcorre uma sessão e também assim foi se construindo este trabalho.

Palavras-chave : Transferência; Contratransferência; Sentir; Afeto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )