SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O grupo como instrumento de construção do conhecimento: aspectos éticosGrupo de expressão: uma prática em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MARQUES FILHO, Altino Bessa; COELHO, Cassiano Lara de Souza  e  AVILA, Lazslo Antonio. Música removendo barreiras e minimizando resistências de usuários de substâncias. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 00-00. ISSN 1677-2970.

Um aspecto essencial para o sucesso de um programa de redução de danos é a facilidade do contato entre os profissionais envolvidos e os usuários de drogas. Música popular pode ser empregada com a finalidade de remover barreiras, melhorando a comunicação com o usuário. Através de uma canção composta com finalidade didática foram analisadas motivações psicológicas e as conseqüências já presentes ou futuras do uso de drogas. O texto musical e uma abordagem psicanalítica foram apresentadas aos alunos da graduação de medicina e enfermagem da FAMERP, que responderam a um questionário específico, e participaram de um grupo de reflexão. Ficou demonstrado que a apresentação de música com finalidade didática é um recurso útil para a minimização das resistências, facilitando a transmissão de conhecimentos para alunos. Acredita-se que a aplicação desse mesmo método para grupos de risco possa ter efeitos benéficos em relação à redução de danos. Música pode remover barreiras. Da mesma forma que textos musicais podem aliciar os jovens para se iniciar no uso, podemos usar a mesma estratégia no sentido contrário. Estudos sobre o uso da música como forma de remover barreiras deveriam ser estimulados.

Palavras-chave : Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Prevenção; Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )