SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Grupo de apoio psicológico: promovendo melhorias na qualidade de vida de familiares de pacientes portadores de distrofia muscularPsicoterapia breve familiar em casos de famílias em situação de violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CAVALLARI, Maria de Lourdes Rossetto  e  MOSCHETA, Murilo dos Santos. Reflexões a respeito da identificação projetiva na grupoterapia psicanalítica. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 00-00. ISSN 1677-2970.

Este estudo busca refletir sobre a comunicação inconsciente que se dá entre os participantes e o analista de um grupo terapêutico. Especificamente, busca-se fazer uma breve síntese das principais considerações teóricas psicanalíticas sobre o conceito de identificação projetiva e ilustrar esta discussão com uma vinheta de um encontro de grupo. Inicialmente, os autores apresentam uma breve revisão teórica sobre o conceito de identificação projetiva. Destaca-se a formulação do conceito dentro da teoria kleiniana sobre o desenvolvimento psíquico com ênfase em sua função defensiva. Apresentam-se os acréscimos de Bion, que permitem compreender o fenômeno como uma maneira primitiva de comunicação. Posteriormente, os autores utilizam uma vinheta de um atendimento clínico de grupo que permite a discussão do conceito, apresentando tanto sua função defensiva ao prejudicar o exercício da função analítica do terapeuta, quanto sua função comunicacional. Por fim, discute-se a importância do terapeuta investir em sua formação, particularmente em sua análise pessoal e supervisão, como formas de desenvolver e preservar suas habilidades analíticas.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo; Psicanálise; Contratransferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )