SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Considerations about projective identification on psychoanalytic group therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

XAVIER, Ione Aparecida. Psicoterapia breve familiar em casos de famílias em situação de violência. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 00-00. ISSN 1677-2970.

Diversas questões na área da família suscitam nos profissionais um sentimento de impotência. As transformações contemporâneas na organização familiar, somadas ao paradoxo das mudanças sociais, podem desencadear conflitos e separações conjugais, envolvendo questões afetivas, intelectuais e sociais. Visando sistematizar o atendimento a famílias em situação de violência são apresentados dois casos atendidos em Psicoterapia Breve Familiar, com diagnóstico de adaptação pouquíssimo adequada. Conclui-se que é possível desenvolver um trabalho sensível e eficaz com famílias que vivem expostas à condição de violência quando o profissional está devidamente respaldado por instrumentos e técnicas que garantam o estabelecimento de um vínculo terapêutico consistente.

Keywords : Família; Psicoterapia Breve Familiar; Violência doméstica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )