SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O momento da tarefa no grupo: aspectos psicanalíticos e psicossociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BRASILIANO, Silvia. Psicanálise de grupo com drogaditos: construção de novos dispositivos para a realidade institucional. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 00-00. ISSN 1677-2970.

A clínica institucional com drogaditos traz em seu seio duas dimensões: a instituição e a drogadicção, nas quais, mais do que a necessidade, há a inevitabilidade de introduzir modificações na prática psicanalítica. O objetivo deste artigo é descrever a experiência de uma equipe multidisciplinar que atua em um programa para dependentes de álcool e drogas em um hospital público universitário, na reestruturação da psicoterapia de grupo. Se, a princípio, o grupo era totalmente aberto, ou seja, o paciente poderia vir às sessões quando desejasse e as ausências não implicavam em qualquer prejuízo a sua vinculação, após as modificações o contrato da psicoterapia permitia um máximo de três faltas sem aviso prévio, quando então o paciente era convocado, sendo a sua ausência entendida como abandono do tratamento. Descreve-se o caminho percorrido pela equipe e os questionamentos e reflexões sobre o desejo do paciente, o tipo de demanda e as questões transferenciais.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Unidade hospitalar de psiquiatria; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )