SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Psicanálise de grupo com drogaditos: construção de novos dispositivos para a realidade institucionalIntegrando farmacoterapia à psicoterapia e a medidas gerais no tratamento dos quadros ansioso-depressivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CASTANHO, Pablo de Carvalho Godoy. O momento da tarefa no grupo: aspectos psicanalíticos e psicossociais. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 00-00. ISSN 1677-2970.

Acreditamos que o conceito de Tarefa cunhado por Pichon-Rivière deva ser compreendido a partir de duas vertentes essenciais. De um ponto de vista psicossocial, vemos o conceito de Tarefa em suas relações com a categoria do Trabalho. Nesse sentido, o momento da Tarefa seria um momento de superação da auto-alienação presente na estruturação do trabalho em nossa sociedade. Na medida em que a auto-alienação é componente de toda a forma de alienação, o momento da Tarefa seria um momento de realização de um trabalho menos alienado, ou mesmo não alienado. Desse ponto de vista, a discussão sobre as formas contemporâneas de alienação do trabalho é fundamental para o profissional que utiliza o conceito de Tarefa no manejo de seus grupos. De um ponto de vista psicanalítico, a Tarefa implica um processo e formação psíquica caracterizados por uma economia, uma dinâmica e uma tópica próprias. Seguimos a via de Fernandes e pensamos o momento da Tarefa como o momento em que se estabelece um espaço transicional, no sentido winnicottiano, que torna o fazer do grupo uma modalidade qualificada de brincar.

Palavras-chave : Pichon-Rivière; Metapsicologia; Psicanálise de grupo; Organização do trabalho; Alienação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )