SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Integrando farmacoterapia à psicoterapia e a medidas gerais no tratamento dos quadros ansioso-depressivosA má vontade e as possibilidades de crescimento mental a partir do fortalecimento dos vínculos amorosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

TERZIS, Antonios et al. Uma revisão teórica sobre a interpretação aplicada aos grupos. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 00-00. ISSN 1677-2970.

Este trabalho apresenta uma revisão teórica sobre o principal instrumento da psicanálise, a interpretação. Parte da definição clássica freudiana, que tem por objetivo tornar o inconsciente consciente, passa por alguns aspectos da evolução histórica da técnica, enriquecido com os questionamentos e descobertas que se seguiram e apresenta sua aplicação no enquadre grupal. Destaca-se como principal diferencial, a presença real dos demais membros, pois estes se tornam “outros” que respondem, opinam, aconselham e, portanto, também interpretam. Assim, no grupo, a interpretação não é prerrogativa somente do grupoterapeuta. É possível concluir que a interpretação está repleta de aspectos sutis que alteram e definem seus efeitos, merecendo maior atenção e observação. O aprofundamento dos estudos sobre esta técnica possibilitará o desenvolvimento, a abrangência e eficácia das grupoterapias.

Palavras-chave : Psicanálise; Interpretação; Psicoterapia de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )