SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2A má vontade e as possibilidades de crescimento mental a partir do fortalecimento dos vínculos amorosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MALAQUIAS, Carolina de Araujo  e  EMILIO, Solange Aparecida. A lógica da exclusão alimentada pelos programas de inclusão. Rev. SPAGESP [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 00-00. ISSN 1677-2970.

O presente artigo propõe-se a discutir a inclusão do aluno beneficiado pelo ProUni - programa criado pelo Governo Federal em 2004, que apresenta como intuito eliminar as diversas desigualdades existentes e historicamente acumuladas, tentando garantir a igualdade e compensar as perdas provocadas pela discriminação. Comumente, as discussões em relação à inclusão estão vinculadas aos alunos com necessidades educacionais especiais, porém, neste trabalho, ela é vista de forma mais ampla, pela participação efetiva das pessoas na Educação. Partimos do estudo de caso de um aluno beneficiado pelo ProUni na cidade de São Paulo e encontramos como principais resultados: a existência de pouco espaço, dentro da universidade, para a reflexão acerca do programa; a negação da discriminação e do preconceito; a identificação com os pares; e a ênfase no esforço pessoal. A discriminação existe, mesmo que seja negada, entre os alunos pagantes e os alunos bolsistas. A lógica da exclusão se mantém sob o véu da inclusão.

Palavras-chave : Inclusão; Universidade; Preconceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )