SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Adhesion groups as resources in living with HIV/AIDSPsychological group care for young adults with special needs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

GAZIGNATO, Elaine Cristina da Silva et al. “Beleza põe mesa?”: transtornos alimentares e grupo. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 24-32. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste artigo é apresentar uma atualização da literatura acerca dos transtornos alimentares (TA) e refletir sobre a aplicabilidade da estratégia grupal no tratamento da anorexia nervosa (AN) e da bulimia nervosa (BN). Os estudos evidenciam que a psicoterapia de grupo oferece um contexto de apoio centrado nas questões que esses transtornos deflagram, como as angústias, dúvidas e resistências em relação ao tratamento (psicoterapia, tratamento medicamentoso, rotina de consultas, exames e procedimentos, exposição à tecnologia médica e psicossocial), alterações no cotidiano, repercussões na vida familiar e no ambiente social. A situação grupal torna-se um espaço seguro para a expressão emocional e intensa troca de experiências, uma vez que favorece a produção coletiva de significados, que podem ser explorados e canalizados na busca de soluções para os problemas comuns que afetam o cotidiano de todos. Nesse contexto, o artigo destaca os fatores terapêuticos que constituem uma das abordagens que permite analisar o potencial transformador do grupo. A identificação desses fatores, que correspondem a mecanismos promotores de mudança, autorrevelação e apoio no espaço grupal, favorece a compreensão dos TA na perspectiva do próprio paciente.

Keywords : Anorexia; Bulimia; Transtornos alimentares; Grupo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )