SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1“Beleza põe mesa?”: transtornos alimentares e grupoPlantão psicológico: novas possibilidades em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

COSTA, Terezinha Pavanello Godoy  e  COSTA, Mateus Pavanello Godoy. Atendimento psicológico em grupo a jovens adultos portadores de necessidades especiais. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 33-38. ISSN 1677-2970.

O presente estudo teve como objetivo avaliar o repertório de habilidades sociais de um grupo de jovens adultos, portadores de necessidades especiais inseridos no mercado de trabalho. Participaram oito jovens adultos portadores de necessidades especiais (deficiência mental), todos do sexo masculino, com idade variando entre 16 e 21 anos, alunos de um Centro de Educação Especial que trabalham sob regime de contrato com uma empresa. Os participantes receberam atendimento semanal em grupo em uma clínica psicológica universitária. Avaliou-se o repertório de Habilidades Sociais dos participantes utilizando-se de duas sessões de observação e entrevistas individuais, momento em que foi aplicada a tabela de Auto-Informe de Asserção adaptada para este estudo. Os dados coletados serviram de base para o início do treinamento das habilidades sociais. Foram realizadas 26 sessões de treinamento, nas quais foram utilizadas vivências para a ampliação do repertório das habilidades sociais e técnicas cognitivas comportamentais. Os resultados demonstram que ocorreu a ampliação do repertório de habilidades sociais dos jovens adultos portadores de necessidades especiais, o que resultou em melhora na competência social e nas relações interpessoais.

Palavras-chave : Necessidades especiais; Habilidades sociais; Mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )