SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Plantão psicológico: novas possibilidades em saúde mentalAs vivências de separação e o encerramento da psicoterapia de grupo: uma breve reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ABRAHAO, Emily de Souza. O desvelar da velhice: as contribuições da psicanálise na busca de sentidos para a experiência do envelhecer. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 45-51. ISSN 1677-2970.

Este artigo trata das possíveis articulações entre a psicanálise, envelhecimento e velhice. Em primeiro lugar é necessário diferenciar os conceitos de velhice e envelhecimento, que apresentam sentidos que se articulam, mas que merecem ser vistos em suas particularidades conceituais para o desenvolvimento da técnica da psicanálise com pessoas acima de 65 anos de idade. A partir dessa conceituação ou (re)conceituação podemos pensar em estudar e trabalhar com a velhice em seus aspectos psicodinâmicos que estão imbricados aos fenômenos da resistência, transferência e contratransferência e os aspectos do desenvolvimento humano. Compreender e trabalhar com a velhice a luz da psicanálise requer um cuidado constante com estes fenômenos dentro da perspectiva psicodinâmica, que nos leva a refletir sobre as representações sociais que a velhice apresenta, permitindo lançar um olhar critico sobre este momento da vida. O dispositivo grupal foi fundamental para pensar sobre essas questões.

Palavras-chave : Velhice; Envelhecimento; Psicodinâmica; Psicanálise; Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )