SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The unveiling of old age: the contributions of psychoanalysis in search of meanings for the experience of agingInterdisciplinary Study Group on Violence (GREIVI): the construction of knowledge and practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. As vivências de separação e o encerramento da psicoterapia de grupo: uma breve reflexão. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.1, pp. 52-59. ISSN 1677-2970.

Este artigo consiste em uma reflexão sobre a relação existente entre as vivências de separação e o encerramento da psicoterapia de grupo, tema este trabalhado em um capítulo da Monografia de Conclusão do Curso de Formação em Psicoterapia Analítica de Grupo da SPAGESP produzido pela autora. O objetivo é buscar compreender os processos de separação vivenciados pelos seres humanos em seu desenvolvimento e na psicoterapia de grupo. Para tal reflexão foi realizado um diálogo com alguns autores que escrevem sobre o tema. Da definição do termo às elaborações significativas, verificou-se que a separação constitui uma vivência necessária e dolorosa para o ser humano nas relações que vão sendo estabelecidas em seu viver.

Keywords : Separação; Psicoterapia de grupo; Término.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )