SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The insanity and (re) production in contemporaryThe experience of the loving link: to be one or to be two? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

TERZIS, Antonios; OLIVEIRA, Gustavo Presídio de; ORLANDI, Maria Aparecida  and  DONNAMARIA, Carla Pontes. As vicissitudes das pulsões nas escolhas amorosas contemporâneas. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 11-18. ISSN 1677-2970.

O objetivo foi fazer um estudo psicanalítico, através do método R. Kaës ‘análise da narrativa’, considerando como dados para a discussão as vicissitudes das pulsões nas escolhas amorosas do sujeito. Na configuração do atual modelo social do vínculo amoroso, os fenômenos que se apresentam são refletidos a partir da metapsicologia freudiana e literatura recente. Considerações apontam para uma revisão do panorama do vínculo amoroso atual e a inserção de um olhar que remeta ao desenvolvimento psicossexual internalizado na infância e, se as patologias e os comportamentos mudaram de vestimentas, a gênese desta problemática continua sendo as fixações e regressões.

Keywords : Kaës; Sexualidade; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )