SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The vicissitudes of the instinct in the loving contemporary choicesWide supporting groups: etayage and psychological support in psychotherapeutic groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

MISHIMA, Fernanda Kimie Tavares. A experiência do vínculo amoroso: ser um ou ser dois?. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 19-26. ISSN 1677-2970.

O vínculo de amor entre as pessoas sofreu modificações consideráveis, após tantas mudanças sociais e econômicas. O mundo atual destaca a fluidez dos relacionamentos, busca em satisfazer as próprias necessidades e desconfiança em relação ao outro para sobreviver. Este trabalho retoma a diferenciação entre o amar e o gostar, o vínculo experienciado pelo ego e pelo id, considerados à luz da psicanálise winnicottiana. O amar é visto como dificuldade em perceber o outro como diferente de si e o relacionamento vivido para satisfazer a própria necessidade, diferentemente do gostar winnicottiano, tido como relacionado ao ego e ao desejo de ter a companhia do outro, como complemento, não como parte de si mesmo. É comum na clínica contemporânea encontrar pacientes que buscam o outro para satisfação das próprias necessidades (relação anaclítica), o que acarreta sentimentos de solidão e desvalorização de si; com predomínio de organizações borderline. Finalmente, na relação analítica, é possível pensar o vínculo com o outro que possibilite autonomia e confiança, por meio do oferecimento de um ambiente suficientemente bom, holding e apoio ao estilo de ser pessoal.

Keywords : Vínculo emocional; Amor; Psicanálise; Provisão ambiental; Análise terapêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )