SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A experiência do vínculo amoroso: ser um ou ser dois?Possíveis intervenções e avaliações em grupos operativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MANTOVANI, Alexandre. Grupos de apoio amplo: ancoragem e apoio psicológico em grupos terapêuticos. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 27-32. ISSN 1677-2970.

A noção de apoio emocional é bastante diferente na psicanálise e em outros tipos de psicoterapias. O processo psicanalítico contrasta com as práticas conhecidas como psicoterapias de apoio, que visam oferecer ao paciente alívio de seus sintomas. As psicoterapias psicanalíticas de grupo seguem essa mesma concepção, mas acreditam que os grupos exercem formas de apoio emocional durante o processo analítico. Este artigo visa discutir estas funções de apoio emocional em grupos psicanalíticos, baseando-se no conceito de ancoragem, segundo o qual podemos considerar o grupo como um espaço para receber o conteúdo emocional dos pacientes. Nossa proposta é ilustrada com material clínico obtido a partir de experiências com grupos denominados como Grupos de Apoio Amplo, que ocorreram em uma clínica universitária social.

Palavras-chave : Grupo de apoio; Psicoterapia de grupo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )