SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Wide supporting groups: etayage and psychological support in psychotherapeutic groupsFamily reorganization after fatal illness of a child: the father as caregiver author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CARNIEL, Isabel Cristina. Possíveis intervenções e avaliações em grupos operativos. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 33-38. ISSN 1677-2970.

Este estudo aborda algumas possibilidades de realizar intervenções e avaliações de processos grupais e de resultados obtidos com estas práticas. A autora apresenta algumas modalidades de atendimento grupal em psicologia, como os grupos realizados na área da educação, clínica e trabalho, destacando os grupos focais como uma prática pertinente aos diferentes campos de atuação da psicologia. Após uma visão geral dos grupos em psicologia, a autora discorre sobre a aplicabilidade dos grupos operativos nos mais diferentes contextos anteriormente considerados, destacando sua importância como método de coleta e análise de dados em pesquisa e exemplificando com sua experiência com o referido método no trabalho com pacientes com desordens temporomandibulares.

Keywords : Avaliação de processos; Grupos operativos; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )