SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Possible interventions and evaluations in operative groupsGroup sociability between young adults from low income families: subjectivity and gender author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Reorganização familiar após a enfermidade fatal de um filho: o pai como cuidador. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 39-44. ISSN 1677-2970.

A enfermidade não afeta somente o paciente, mas todo o sistema familiar, que sofre profundas mudanças, uma vez que os recursos e a energia disponível são canalizados para atender as necessidades do membro doente. Isso via de regra acarreta tensões profundas. Este estudo teve por objetivo analisar as repercussões desencadeadas na vida de um pai que, devido ao adoecimento de seu filho, viu-se obrigado a se adaptar às condições impostas pelo tratamento. Caracteriza-se como uma pesquisa clínica, que utilizou como estratégia metodológica o estudo de caso. As intervenções psicológicas aconteceram em um hospital geral, de janeiro a maio de 1999 e totalizaram 67 encontros. As sessões foram transcritas e o material clínico foi submetido à análise de conteúdo temática. As categorias temáticas encontradas focalizam o modelo de família anterior ao adoecimento do filho, as implicações da enfermidade na organização familiar e da família no enfrentamento do tratamento. Os resultados mostram a necessidade do psicólogo de oferecer um atendimento individualizado, respeitando a singularidade do indivíduo.

Keywords : Leucemia; Família; Pai; Morte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )