SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Family reorganization after fatal illness of a child: the father as caregiverRedefinition of group and elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

RISK, Eduardo Name  and  ROMANELLI, Geraldo. Sociabilidade grupal entre jovens de camadas populares: subjetividade e gênero. Rev. SPAGESP [online]. 2008, vol.9, n.2, pp. 45-49. ISSN 1677-2970.

A juventude assume características próprias conforme o contexto sociocultural e histórico. A socialização dos jovens ocorre por meio de instituições como a família e a escola responsáveis pela transmissão de modelos de conduta às novas gerações. A convivência com os pares permite que os jovens incorporem atributos gerais do grupo que integram. As referências identitárias forjadas no grupo de pares e na família são fundamentais para a constituição da subjetividade e masculinidade juvenil. O presente artigo teórico objetiva discutir a constituição da subjetividade e masculinidade de jovens do sexo masculino pertencentes às camadas populares, a partir das relações de sociabilidade vividas por eles. A dimensão da masculinidade, que não deve ser reduzida à virilidade, perpassa as trocas sociais, compondo afetividades diversas, evidenciando a complexidade da sensibilidade grupal desses jovens.

Keywords : Jovens; Gênero; Masculinidade; Subjetividade; Classe trabalhadora.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )