SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O grupo e a institucionalização do movimento analítico brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

CASTANHO, Pablo de Carvalho Godoy. Apontamentos sobre a psicanálise e as práticas institucionais na América Latina. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 04-10. ISSN 1677-2970.

No presente texto, faremos alguns apontamentos sobre a questão da Psicanálise e das Práticas Institucionais na América Latina suscitados pela realização do XVIII Congresso da Federação Latino Americana de Psicoterapia Analítica de Grupo (FLAPAG) de 30 de outubro a 1º de novembro de 2009. Versando sobre esse tema, o congresso procurou sinalizar uma tendência em curso: a do crescimento das experiências e práticas apoiadas no referencial psicanalítico que ocorrem para além (ou aquém?) do trabalho em consultório particular. No mais das vezes, este trabalho não se dá seguindo os cânones da técnica psicanalítica padrão. É preciso então pensar o caminho que a psicanálise faz do divã, aos grupos institucionais, às práticas intersticiais e outras modalidades de atuação. Ao mesmo tempo, é preciso explicitar a situação de dificuldade e sofrimento na qual muitos desses profissionais se encontram e dirigirmos nossos esforços de classe para lidar com ela. Figura-se assim um campo de batalhas com muitas frentes: da organização política por melhores condições de trabalho e transformações sociais, ao desenvolvimento científico e à reflexão sobre a formação profissional que oferecemos.

Palavras-chave : Psicanálise; Prática institucional; Setting; psicanálise; Grupo; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )