SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Apontamentos sobre a psicanálise e as práticas institucionais na América LatinaGrandes grupos: dinâmica e terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SILVEIRA, Fernando da. O grupo e a institucionalização do movimento analítico brasileiro. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 11-18. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste trabalho é contribuir com um diálogo acerca da institucionalização do movimento analítico de grupos no Brasil, a partir dos resultados obtidos em uma revisão bibliográfica, para compreender como o grupo aparece no movimento analítico brasileiro durante o período de consolidação das instituições psicanalíticas. Observou-se que diversos psicanalistas fundadores das primeiras Sociedades de Psicanálise no Brasil trabalharam com grupos. Observou-se ainda que diversos psicanalistas tentaram validar seus trabalhos com grupos no movimento analítico, mas que a partir dos anos 1970 os trabalhos com grupos realizados por psicanalistas passaram cada vez mais a ser um projeto independente do movimento analítico. Dentre outros fatores, entende-se que o enrijecimento das condições normativas de validade do conhecimento no período contribuiu para a separação dos campos do movimento analítico e do movimento analítico de grupos no Brasil.

Palavras-chave : Grupo; Psicoterapia de grupo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )