SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O grupo e a institucionalização do movimento analítico brasileiroSubjetividade e alteridade: considerações sobre os fundamentos de uma clínica grupal na perspectiva Winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PENNA, Carla Maria Pires e Albuquerque. Grandes grupos: dinâmica e terapia. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 19-25. ISSN 1677-2970.

Este trabalho tem o objetivo de localizar o início dos trabalhos na Inglaterra com grandes grupos, praticamente desconhecidos dentro de uma perspectiva psicanalítica no Brasil, apresentando as pioneiras contribuições de John Rickman e Pierre Turquet, que culminaram com a postulação em 1975, de um quarto suposto básico - a teoria de Oneness - presente em grandes grupos não estruturados. O artigo ressalta a importância da psicoterapia analítica de grupo voltar-se para a pesquisa teórica e a prática com grandes grupos que trazem interessantes perspectivas na atualidade para o trabalho grupal, que envolvem violência, trauma ou situações de conflito intra e inter grupais. Vale assinalar que estes trabalhos vêm sendo conduzidos em diversos países da Europa.

Palavras-chave : Grupos; Psicanálise de grupo; Tamanho do grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )