SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Grandes grupos: dinâmica e terapiaGrupos breves: uma nova experiência e possibilidade na atual realidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

VAISBERG, Tânia Maria José Aiello. Subjetividade e alteridade: considerações sobre os fundamentos de uma clínica grupal na perspectiva Winnicottiana. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 26-33. ISSN 1677-2970.

As condições de possibilidade de proposição de uma clínica grupal, que permita a abordagem de problemáticas psicopatológicas que emergem no campo da pré-subjetividade, são consideradas a partir das mudanças paradigmáticas que, no interior do discurso psicanalítico, possibilitaram a percepção de um nexo essencial entre a constituição da subjetividade, no plano individual, e uma natureza humana que assume, no registro ontológico, um caráter fundamentalmente co-existencial e intersubjetivo. Sofrimentos existenciais ligados aos processos iniciais de constituição do self requerem a adoção de uma concepção de cura como superação de dissociações e incremento da integração pessoal, que aproximam o indivíduo da possibilidade de se sentir vivo, real e capaz de gestualidade espontânea, transformadora de si mesmo e do mundo, como pessoa entre pessoas.

Palavras-chave : Psicose; Psicoterapia de grupo; Psicanálise; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )