SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Grupos breves: uma nova experiência e possibilidade na atual realidadeMétodo psicanalítico e o discurso da criança no grupo: um estudo piloto da sintomatologia depressiva no escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

BRANDT, Juan Adolfo. Grupos Balint: suas especificidades e seus potenciais para uma clínica das relações do trabalho. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 40-45. ISSN 1677-2970.

Neste trabalho são apresentados os fundamentos teóricos que sustentam a modalidade grupal criada por Michael Balint, cujo objetivo é contribuir na formação dos médicos generalistas, para capacitá-los a estabelecer uma adequada relação médico-paciente. O propósito é abrir um espaço de discussão sobre as potencialidades desse mesmo setting grupal para a constituição de uma clínica das relações de trabalho, pois consideramos que esse grupo apresenta certas especificidades que o caracterizam de modo especial para a análise das relações, primordialmente as que são requeridas durante o desempenho de atividades profissionais.

Palavras-chave : Grupos Balint; Trabalho; Relações humanas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )