SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Grupos Balint: suas especificidades e seus potenciais para uma clínica das relações do trabalhoAtuação de estagiários em Psicologia do Trabalho com grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

ORLANDI, Maria Aparecida Bernardes  e  TERZIS, Antonios. Método psicanalítico e o discurso da criança no grupo: um estudo piloto da sintomatologia depressiva no escolar. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 46-52. ISSN 1677-2970.

O objetivo deste artigo foi pontuar alguns aspectos levantados em uma pesquisa piloto com um grupo de cinco crianças, tendo o método de René Kaës, do ‘Grupo como um sonho’ como suporte teórico para o enquadramento das especificidades do discurso da criança. Introduzimos uma ferramenta auxiliar, que denominamos a estrutura do discurso, como modelo de captação dos sintomas que poderiam caracterizar a sintomatologia depressiva. O método demonstrou qualidades interessantes como logística ao analista na condução de sua estratégia clínica. O estudo foi realizado no ambiente escolar conforme sugerem as mais recentes pesquisas enfocando a prevenção da depressão infantil.

Palavras-chave : Grupo; Psicanálise; Prevenção; Depressão; Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )