SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Psychoanalytic method and the child speech in the group: a pilot study of subsyndromal depressive symptoms in scholars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

CAMPOS, Dinael Corrêa de. Atuação de estagiários em Psicologia do Trabalho com grupos. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.1, pp. 53-59. ISSN 1677-2970.

O presente artigo relata as vivências grupais de estagiários na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), onde desenvolveram projetos compromissados com o re-pensar das relações entre homem e trabalho, as pessoas na/da organização, saindo da clássica atuação em recrutamento-seleção-treinamento. O atuar em psicologia do trabalho é o desafio emergente. É proposto aos estagiários que realizem uma caracterização do local de estágio (o que muitos insistem em chamar de diagnóstico), para depois propor projetos/ações que se configuram como a prática do estágio. São relatadas as atuações que os grupos fazem no “projeto mães”, dando voz às faxineiras, lavadores de carro e às guardas do município. O estágio em POT objetiva proporcionar uma vivência grupal que possa assegurar dentro do espaço organizacional, a realidade psíquica dos empregados e o sofrimento que nas organizações podem estar submetidos. A atuação da psicologia organizacional e do trabalho na implementação de estratégias para a criação de organizações e comunidades melhores, passa pelo trabalho de/em grupo. A atuação de estagiários em Psicologia do Trabalho com grupos pode ser um início para novas práticas engajadas no cotidiano das pessoas que trabalham.

Keywords : Psicologia do trabalho; Grupo; Psicologia organizacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )