SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Saúde mental: uma visão vincularProjeto “Abrace Seu Bairro”: prevenção da violência no meio escolar e melhoria da qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FERRARI, Rachele. Escutando famílias na rede pública: uma experiência de supervisão institucional com a equipe do PAIF - Programa de Atenção Integral à Família dos CRAS 1, Vinhedo/SP. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 27-32. ISSN 1677-2970.

Neste artigo será apresentado o caminho percorrido por um trabalho de supervisão institucional psicanalítica à equipe técnica do Programa de Atenção Integral à Família dos CRAS Vinhedo/SP - PAIF, ressaltando como se deu o início dos trabalhos, a demanda inicial apresentada pelo serviço à psicanalista, como foi se constituindo o lugar dessa supervisão, enfim, os impasses, os progressos conseguidos e as possibilidades que se descortinaram. Veremos como o acolhimento de uma demanda inicial, ainda que equivocada, apresentada pela instituição, permitiu abrir um fértil campo de trabalho. O relato da experiência e a interlocução com autores da psicanálise compõem a argumentação, que pretentede propor um entendimento sobre o que pode ser considerado uma ação analítica no campo institucional. Atento à reconhecida importância de um espaço de escuta para o profissional que lida com situações de vulnerabilidade, esse trabalho oferece a oportunidade de se vislumbrar possibilidades de intervenção ainda que em ambientes aparentemente inóspitos.

Palavras-chave : Psicanálise; Instituições; Família; Supervisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )