SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Escutando famílias na rede pública: uma experiência de supervisão institucional com a equipe do PAIF - Programa de Atenção Integral à Família dos CRAS 1, Vinhedo/SPO estilo clínico ser e fazer como proposta para o cuidado emocional de indivíduos e coletivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

LEVISKY, Ruth Blay. Projeto “Abrace Seu Bairro”: prevenção da violência no meio escolar e melhoria da qualidade de vida. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 33-38. ISSN 1677-2970.

“Abrace seu Bairro”, projeto piloto, embasado em conceitos sócio-psicanalíticos, teve como objetivo desenvolver projetos de prevenção de violência nas escolas e em seu entorno. Foram formados grupos de trabalho compostos por alunos, professores, pais, funcionários e diretores, em nove escolas de São Paulo, abrangendo instâncias municipais, estaduais e particulares de três bairros. Nossa equipe constituiu-se por psicanalistas, psicólogos, educadores, sociólogos e artistas. Em cada escola foram criados projetos e peças teatrais que possibilitaram aos jovens transformar potenciais agressivos e amorosos em expressões criativas, construtivas e reparadoras. A elaboração e execução de ações comunitárias elevaram a auto-estima e a crença em suas capacidades, como protagonistas nos processos de integração e articulação entre os vários segmentos escolares e a comunidade. O trabalho realizado expressa a importância do aprender a viver em grupo e para o grupo. Acreditamos que os resultados dessa experiência possam ser úteis para se pensar na construção de políticas públicas ligadas às áreas de saúde, educação, família, criança e adolescente. O projeto colaborou para a melhoria da auto-estima e para o desenvolvimento da cidadania.

Palavras-chave : Prevenção; Violência; Adolescência; Grupos; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )