SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O amor caiu na rede: sobre a procura de parceiro e a evolução de vínculos amorosos na Internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

PAIVA, Maria Lucia de Souza Campos. As interfaces na constituição do vínculo conjugal. Rev. SPAGESP [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 50-55. ISSN 1677-2970.

Na atualidade, já não é possível pensar em um único modelo de casamento, nem de família. Também não é possível fazer previsões a respeito da durabilidade de um vínculo matrimonial, uma vez que vivemos em um momento em que muitos vínculos amorosos assumem um caráter mais fluido e passageiro. Muitos casais enfrentam dificuldade em estabelecer um projeto comum de casal e uma conjugalidade propriamente dita. Este trabalho busca refletir a respeito da constituição do vínculo conjugal. Por meio das formulações teóricas de René Kaës, busca-se um entendimento da trama que constitui o estofo do laço conjugal. No intuito de ilustrar o entrelaçamento do transsubjetivo e do intersubjetivo, é apresentado um recorte de um estudo feito sobre a interferência da transmissão psíquica na constituição do vínculo conjugal. Por fim, aponta-se que as heranças psíquicas transgeracionais ocupam um lugar determinante na constituição do vínculo conjugal e dificultam o estabelecimento de uma identidade conjugal e familiar própria.

Palavras-chave : Transmissão psíquica entre gerações; Vínculo; Kaës.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )