SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Encontros para a construção coletiva de reflexões: uma possibilidade de lidar com o sofrimento mental para além da consultaFormação em Psicologia: a experiência de estudantes de graduação na atuação em grupos com educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MORETTO, Cybele Carolina; CARVALHO, Cíntia Cardoso Vigiani  e  TERZIS, Antonios. Perspectiva grupal nas instituições. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 16-24. ISSN 1677-2970.

Este trabalho apresenta algumas concepções psicanalíticas sobre as relações grupais estabelecidas no contexto das instituições e pretende contribuir para uma compreensão mais aprofundada destas, de forma a instrumentalizar os trabalhos desenvolvidos nesta área. O estudo está baseado no pressuposto de que a instituição, ainda que seja um campo heterogêneo ao da psicanálise tradicional, constitui-se um dispositivo capaz de manifestar os efeitos do inconsciente, tornando possível um trabalho ou análise de inspiração psicanalítica. O estudo parte da atuação profissional dos autores, além de trazer um recorte, ao final, de uma pesquisa de mestrado tratando do tema dos grupos nas instituições.

Palavras-chave : Psicanálise; Grupo; Instituição; Equipe de trabalho; Sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )