SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Perspective of group in institutionsGroup psychoanalysis in the social work: contributions to the psychosocial intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

ALVES, Carolina Martins Pereira et al. Formação em Psicologia: a experiência de estudantes de graduação na atuação em grupos com educadores. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 25-35. ISSN 1677-2970.

Este estudo relata a experiência de graduandos de um curso de Psicologia envolvidos em um projeto de extensão universitária, buscando compreender o modo como a atuação nesse contexto repercutiu na formação desses alunos. O projeto de extensão teve como objetivo discutir a temática da agressividade na primeira e na segunda infância com grupos de profissionais de educação infantil. Os grupos foram realizados em encontros de capacitação com esses educadores. Após as palestras, eram realizados grupos de reflexão coordenados pelos graduandos. Foram analisados os relatos dos alunos após a participação nesses grupos, destacando a repercussão dessa prática para a formação profissional. De modo geral, os alunos relataram que a experiência de realizar grupos com os educadores os aproximou da realidade vivenciada nas escolas e seus desafios contemporâneos, bem como contribuiu para uma melhor compreensão acerca do profissional educador. Isso abriu a possibilidade de significar o espaço do grupo como importante recurso também para a formação dos psicólogos, na medida em que a atividade de escuta foi considerada um fator positivo tanto para os educadores como para os graduandos.

Keywords : Formação profissional; Formação do psicólogo; Grupo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )