SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Etnopsicanálise: embasamento crítico sobre teoria e prática terapêuticaGrupo com adolescentes em privação de liberdade: circulação da palavra como possibilidade de ressignificação do ato infracional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

KYRILLOS NETO, Fuad  e  MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. A pesquisa em Psicanálise na Universidade: reflexões a partir da teoria lacaniana dos discursos. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 55-65. ISSN 1677-2970.

Apresenta-se o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a posição e os termos que os significantes do referencial teórico psicanalítico ocupam na estrutura discursiva das pesquisas acadêmicas realizadas em programas stricto sensu em Psicologia do Estado de Minas Gerais. Para análise dos dados, adotou-se a teoria lacaniana dos discursos. Discutem-se as relações entre Psicanálise e Universidade, dando ênfase à elucidação do surgimento das estruturas discursivas do mestre e da histérica em pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação em apreço.

Palavras-chave : Teoria lacaniana dos discursos; Psicanálise; Universidade; Pesquisa em Psicanálise; Transmissão da Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )