SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Grupo com adolescentes em privação de liberdade: circulação da palavra como possibilidade de ressignificação do ato infracional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

FERNANDES, Waldemar José. Solidão e processo comunicativo. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.1, pp. 77-85. ISSN 1677-2970.

Neste artigo são feitas algumas considerações sobre a solidão, o vínculo e a comunicação. Expressões de uso corrente, utilizadas por pacientes e profissionais, são questionadas, inclusive sobre as chamadas síndromes ou transtornos - rótulos para se acreditar em algo. As palavras são apenas resumos, que usamos como substitutos conveni¬entes, mais leves, das coisas. Qualquer pessoa que se comunica pretende influenciar alguém, e produzir alguma resposta, ainda que não saiba disso. A realidade é que ocorre inevitável solidão devido às vicissitudes e aos mal-entendidos da comunicação. No papel de terapeuta, não vale a pena sermos interpretadores contumazes. É importante investigar como ocorre a comunicação desse indivíduo: a quem era dirigida? Por quê? De que maneira? Qual a eficiência? Como foi recebida? O que os demais participantes do processo vincular sentiram e fizeram a respeito, sobre o que estava falando? Por que se preocupou em dizer isso dessa maneira, aqui e agora, com que tom de voz, postura e olhar? Ainda vale a pena procurar captar os pontos comuns, associativos, verificar se há uma mensagem do grupo ou de parte dele e a quem é dirigida, sendo que, muitas vezes, visa influenciar o terapeuta, que precisa estar atento ao seu narcisismo.

Palavras-chave : Solidão; Vínculo; Comunicação; Mensagens; Sentido das palavras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )