SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O mito e o grupo: algumas compreensões psicanalíticasFatores terapêuticos em um grupo de apoio multifamiliar no tratamento da anorexia e bulimia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

MACEDO, Alice Costa  e  BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Além do riso: compromisso social e escuta psicanalítica em uma escola de circo. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 32-40. ISSN 1677-2970.

Há onze anos, a Escola de Circo Só Riso foi fundada por uma moradora de um bairro de classe popular, em Ribeirão Preto. Perante uma demanda sobre dificuldades de aprendizagem, a neta da fundadora do circo foi atendida por uma psicóloga voluntária. Uma questão escolar revelou-se porta-voz de inúmeras questões relativas à família circense. Portanto, partindo-se do pressuposto de que os significantes circulam e atingem muitas pessoas (não somente um sujeito empírico isolado), este artigo apresentou uma escuta clínica sobre sentidos que atravessam uma família a partir de um atendimento individual com base na psicanálise lacaniana. Desse modo, interpretações e elaborações da criança, durante seus desenhos e brincadeiras, permitiu compreender que, estando degradada a função paterna, a família torna-se desamparada pelo simbólico. Sem portas (nem pernas), não existem saídas, não há possibilidades de trânsito, o sujeito paralisa-se, incapaz de deslocamentos significantes. Por isso, o trabalho realizado junto à criança consistiu em reposicionar papéis, reabilitar “pernas”, (re)situar o sujeito diante de seu desejo, edificando os muros e as portas definidoras de espaços (dentro e fora, público e privado, eu e outro).

Palavras-chave : Circo; Psicanálise; Psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )