SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Beyond laughter: social commitment and psychoanalytic listening in a circus schoolSchool inclusion, and cooperative games: a possible role of the school psychologist in the socialization process and integration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

SOUZA, Laura Vilela e et al. Fatores terapêuticos em um grupo de apoio multifamiliar no tratamento da anorexia e bulimia. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 41-50. ISSN 1677-2970.

O objetivo desse artigo foi identificar os fatores terapêuticos em um grupo de apoio psicológico para familiares de pessoas com anorexia nervosa e bulimia nervosa. Os fatores encontrados em maior frequência foram: aprendizagem através da ação interpessoal, instilação de esperança, altruísmo, autorrevelação e aceitação; enquanto o fator orientação obteve o menor índice. Os participantes oferecem ajuda, trocam experiências em uma postura mais ativa. Manteve-se no grupo a oportunidade de os participantes falarem de suas experiências e vivências relacionadas à doença e à própria vida.

Keywords : Grupos de apoio; Membros da família; Anorexia nervosa; Bulimia nervosa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )