SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Além do riso: compromisso social e escuta psicanalítica em uma escola de circoInclusão escolar e jogos cooperativos: uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar no processo de socialização e integração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

SOUZA, Laura Vilela e et al. Fatores terapêuticos em um grupo de apoio multifamiliar no tratamento da anorexia e bulimia. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 41-50. ISSN 1677-2970.

O objetivo desse artigo foi identificar os fatores terapêuticos em um grupo de apoio psicológico para familiares de pessoas com anorexia nervosa e bulimia nervosa. Os fatores encontrados em maior frequência foram: aprendizagem através da ação interpessoal, instilação de esperança, altruísmo, autorrevelação e aceitação; enquanto o fator orientação obteve o menor índice. Os participantes oferecem ajuda, trocam experiências em uma postura mais ativa. Manteve-se no grupo a oportunidade de os participantes falarem de suas experiências e vivências relacionadas à doença e à própria vida.

Palavras-chave : Grupos de apoio; Membros da família; Anorexia nervosa; Bulimia nervosa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )