SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Therapeutic factors in a multifamily support group in the treatment of anorexia and bulimiaLearning through group experience: rhythms and body expression for childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

NASCIMENTO, Graciele Seleguim; SCAPIM, Kelly Cristina de Moura  and  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Inclusão escolar e jogos cooperativos: uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar no processo de socialização e integração. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 51-63. ISSN 1677-2970.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a integração de alunos de inclusão escolar por meio de jogos cooperativos, abrindo possibilidades para a atuação do psicólogo escolar com grupos neste contexto, embasado em uma experiência no Estágio de Psicologia Escolar e Social Comunitária. A pesquisa constituiu um estudo de caso realizado com um grupo de crianças da segunda série de uma Escola Municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, sala esta que recebeu alunos de inclusão. Foram utilizados diários de campo e registros dos encontros semanais. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de referenciais teóricos sobre jogos cooperativos. Os resultados evidenciaram a importância do uso dos jogos cooperativos como estratégia no trabalho do psicólogo escolar com grupos no processo de socialização e integração das crianças.

Keywords : Grupos; Jogos cooperativos; Inclusão; Socialização; Integração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )