SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Fatores terapêuticos em um grupo de apoio multifamiliar no tratamento da anorexia e bulimiaAprendendo a partir da experiência em grupo: ritmos e expressão corporal para a educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

NASCIMENTO, Graciele Seleguim; SCAPIM, Kelly Cristina de Moura  e  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Inclusão escolar e jogos cooperativos: uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar no processo de socialização e integração. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 51-63. ISSN 1677-2970.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a integração de alunos de inclusão escolar por meio de jogos cooperativos, abrindo possibilidades para a atuação do psicólogo escolar com grupos neste contexto, embasado em uma experiência no Estágio de Psicologia Escolar e Social Comunitária. A pesquisa constituiu um estudo de caso realizado com um grupo de crianças da segunda série de uma Escola Municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, sala esta que recebeu alunos de inclusão. Foram utilizados diários de campo e registros dos encontros semanais. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de referenciais teóricos sobre jogos cooperativos. Os resultados evidenciaram a importância do uso dos jogos cooperativos como estratégia no trabalho do psicólogo escolar com grupos no processo de socialização e integração das crianças.

Palavras-chave : Grupos; Jogos cooperativos; Inclusão; Socialização; Integração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )