SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Inclusão escolar e jogos cooperativos: uma possibilidade de atuação do psicólogo escolar no processo de socialização e integração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

NEDEL, Mariana Zamberlan. Aprendendo a partir da experiência em grupo: ritmos e expressão corporal para a educação infantil. Rev. SPAGESP [online]. 2010, vol.11, n.2, pp. 64-77. ISSN 1677-2970.

Este artigo foi escrito com o objetivo de fazer um relato da experiência que a oficineira e autora deste artigo obteve com a realização de uma oficina para professoras de educação infantil. A referida oficina foi ministrada para um grupo de quatro professoras do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, localizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e atende filhos de servidores, funcionários e de estudantes carentes desta universidade. O trabalho foi aplicado durante dois dias, abordando temas como educação musical infantil, ritmos, práticas corporais e expressão corporal. Ao longo da oficina, foi possível verificar a importância da aplicação, em escolas, creches e núcleos, das pesquisas realizadas dentro da universidade, seja na forma de oficinas, palestras ou mini-cursos, bem como os benefícios que um trabalho interdisciplinar pode proporcionar: possibilita que os educandos apresentem progresso quanto à autonomia intelectual e corporal, responsabilidade, avanço na aprendizagem, assim como estimula a expressão corporal, novas formas de comunicação e favorece a socialização e o lazer.

Palavras-chave : Oficina; Interdisciplinaridade; Educação infantil; Educação musical; Expressão corporal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )