SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Compartilhar para conviver: relato de uma intervenção baseada em grupos de encontro para abordagem de estressores ocupacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SPAGESP

versão impressa ISSN 1677-2970

Resumo

OLIVEIRA, Gustavo Presídio de  e  TERZIS, Antonios. O narcisismo dos casais que se submeteram à fertilização in vitro com receptação de óvulos doados: uma pesquisa bibliográfica. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 5-13. ISSN 1677-2970.

Este trabalho apresenta uma discussão entre a teoria psicanalítica freudiana, em especial os conceitos da sexualidade infantil e do narcisismo, e os resultados encontrados em pesquisas científicas parciais sobre as vivências emocionais dos casais que se submeteram à fertilização in vitro com o uso de óvulos doados, tendo como objetivo compreender os aspectos emocionais destes casais através do arcabouço da psicanálise. Esta pesquisa bibliográfica permitiu concluir que a impossibilidade de gerar um filho biológico por parte da mãe, em decorrência do uso de óvulos doados através da técnica de FIV, poderá acarretar em alguns casais conflitos emocionais, fantasias angustiantes de incompletude e a fragilidade narcísica.

Palavras-chave : Reprodução humana; Narcisismo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )