SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The narcissism of couples who underwent in vitro fertilization with donated eggs for receiving: a literature reviewThe absence of participants in group therapy and its effects on group dynamics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SPAGESP

Print version ISSN 1677-2970

Abstract

PERES, Rodrigo Sanches; PEREIRA, Maristela de Souza; XAVIER, Fábia Tunísia Alves  and  OLIVEIRA, Flávia Miranda de. Compartilhar para conviver: relato de uma intervenção baseada em grupos de encontro para abordagem de estressores ocupacionais. Rev. SPAGESP [online]. 2011, vol.12, n.1, pp. 14-21. ISSN 1677-2970.

O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência acumulada até o momento no desenvolvimento de uma intervenção baseada em grupos de encontro com profissionais de enfermagem da UTI de um hospital universitário. A opção por uma intervenção baseada em grupos se deu em função da necessidade de contemplar os profissionais de enfermagem em situação, sem isolá-los de sua rede interacional. Mais especificamente, considerou-se oportuno privilegiar os grupos de encontro tendo em vista que os mesmos estimulam a expressividade emocional de seus participantes mediante a provisão de experiências capazes de ensejar mudanças de comportamentos, valores e atitudes. De modo geral, os resultados obtidos ressaltam que os grupos de encontro, na medida em que podem auxiliar seus participantes a vislumbrar novas possibilidades de se relacionarem entre si, são capazes de contribuir para a convivência de profissionais de enfermagem no contexto do trabalho.

Keywords : Grupos; Estresse ocupacional; Saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )